tuneis.com.br
  • O CBT
    • Sobre o Comitê Brasileiro de Túneis
    • Diretoria
    • Working Groups
    • Presidentes
    • Homenageados
    • Secretaria Executiva
    • Prêmio Figueiredo Ferraz
      • Ganhadores do Prêmio Figueiredo Ferraz
    • Regulamento CBT
    • Relatórios Anuais
  • Eventos
  • Notícias
    • Reportagens
    • Receba o CBT@News
  • Young Members
    • Apresentação
    • Diretoria
    • Cadastro
    • Links de Interesse
  • TunnelTech
    • Publicações
    • Podcast
    • Eventos Realizados
    • CBT@News
    • Vídeos
    • Livraria
    • Palestras
  • Associe-se
  • Associados Coletivos
  • Contato
Contribuições da gestão de Tarcísio Celestino à frente da ITA

Contribuições da gestão de Tarcísio Celestino à frente da ITA

6 de maio de 2020 0 Comentários 146 visualizações

Nova sede e Livro Esmeralda estão entre as contribuições do engenheiro Tarcísio B. Celestino à associação internacional de túneis.

Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Tarcísio Barreto Celestino presidiu a ITA (Associação Internacional de Túneis e Espaço Subterrâneo) entre 2016 e 2019. Entre as principais contribuições da sua gestão, estão o fortalecimento das relações com a imprensa e a transferência da sede da ITA para Genebra. Outro destaque foi a produção e lançamento do “Livro Esmeralda”, uma espécie de manual das regras contratuais para a contratação de obras subterrâneas.

Fortalecimento das relações com a imprensa

Um dos primeiros feitos de Celestino na entidade foi aperfeiçoar o relacionamento com a imprensa. O engenheiro orientou a assessoria da ITA a monitorar o que a imprensa técnica dizia em relação à entidade, além disso deveria interagir regularmente com os jornalistas e veículos, tornando assim as informações mais acessíveis.

A mudança veio após os veículos de imprensa  criticarem a forma como a ITA disponibilizava informações a eles. Mais importante ainda, um dos principais veículos de comunicação da indústria tuneleira, chegou a publicar, no início do mandato, matéria bastante crítica à organização da ITA, suas relações com a indústria, etc. Todos esses impasses foram superados, e ao final da gestão as avaliações foram todas muito positivas.

Nova sede

Outro ponto que contou com a participação do engenheiro foi a mudança de endereço da entidade. Hoje, a sede da ITA está dentro de um prédio que é patrimônio da ONU, localizado em Genebra, na Suíça.

Celestino destaca e se orgulha da boa relação entre a ITA e a Organização das Nações Unidas. Segundo ele, a ONU possui interesse no assunto obras subterrâneas porque sabe dos problemas crescentes nas grandes cidades e da importância que as obras subterrâneas têm, seja para aliviar enchentes ou melhorar o tráfego.

A proximidade física entre ITA e ONU possibilita maior interação e facilita a conversa entre as entidades.

Livro Esmeralda

Planejado pelo Working Group 3 da ITA, que aborda o tema de Práticas Contratuais e que tinha à época Tarcísio B. Celestino como tutor, o Livro Esmeralda fornece diretrizes a respeito das práticas contratuais. O livro analisa quais peculiaridades devem ser levadas em conta para se elaborar o contrato de uma obra subterrânea.

O Livro Esmeralda é uma parceria entre a ITA e a Federação Internacional de Engenheiros Consultores, a FIDIC, respeitada mundialmente por ter contribuído com diretrizes contratuais para obras de engenharia.

O Livro Esmeralda é baseado no Livro Esmeralda 2017 da FIDIC, incorporando importantes peculiaridades de contatos para obras subterrâneas como o Geotechnical Baseline Report, obra de referência criada nos Estados Unidos da América. O livro faz uma descrição concisa e direta das características e do comportamento do maciço para a redação do contrato, de modo a reduzir ao máximo o risco de prejuízos tanto para o dono da obra quanto para o construtor.

Para Celestino, o Livro Esmeralda é uma das grandes conquistas da ITA no período em que foi presidente, graças ao impacto positivo que ele deverá trazer para as obras subterrâneas.

Assista ao vídeo com a entrevista completa:

Anterior FloripaTUN
Próximo Alex La Flor abordará a indústria 4.0 nas obras subterrâneas em webinário CBT

Notícias Relacionadas

WTC 2020 tem data alterada devido à disseminação do coronavírus

WTC 2020 tem data alterada devido à disseminação do coronavírus

Enrique Vega Leon fala sobre previsões sísmicas em túneis no Webinário CBT, dia 9/7

Enrique Vega Leon fala sobre previsões sísmicas em túneis no Webinário CBT, dia 9/7

FloripaTUN supera expectativas e promove discussões técnicas importantes

FloripaTUN supera expectativas e promove discussões técnicas importantes

CBT estará presente no Concrete Show com palestras na “Arena 120 ideias”

CBT estará presente no Concrete Show com palestras na “Arena 120 ideias”

Sem comentários!

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Resposta

Clique aqui para cancelar a resposta.

Próximos eventos

  1. Webinário CBT – “Segurança no Projeto de Túneis”, com Roberto Kochen

    20 janeiro 2021 | 19:00 - 20:30
  2. Webinário CBT recebe Marc Comulada e Ulrich Maidl no dia 28/1, às 17h

    28 janeiro 2021 | 17:00 - 18:30
  3. Conversa dos Tuneleiros

    29 janeiro 2021 | 17:30 - 18:30
  4. 6ª edição do “Innovation in Tunnels”

    11 março 2021 | 08:00 - 12 março 2021 | 17:00
  5. 17º CBGE – Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental

    26 setembro 2021 | 07:00 - 21:00

Ver Todos Eventos

Acompanhe

Banner

Podcast

Banner

Socialize

  • Sobre nós
  • Todas as notícias
  • Fale Conosco
O Comitê Brasileiro de Túneis é uma entidade de caráter técnico-científico. Reúne profissionais, acadêmicos e empresas da área para discutir questões de túneis e propor soluções subterrâneas.
  • O CBT
  • Eventos
  • Notícias
  • CBT@News
  • Young Members
  • Working Groups
  • Associe-se
Fale com o CBT
(11) 3641-8927
cbtabms@tuneis.com.br
Av. Queiroz Filho, 1.700 - Torre A, sala 106
Imprensa: Strada Comunicação
(11) 2578-5401 / 5594-2347
Siga-nos nas redes
Close Window

Loading, Please Wait!

This may take a second or two. Loading, Please Wait!
Comunicação Strada Comunicação
Tecnologia Y2Studio