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Túnel Santos-Guarujá pode ter área para expansão de VLT

DERSA estuda inclusão de VLT no túnel

Sex, 11 de Novembro de 2011 13:09


Em declaração feita no dia 9 de novembro, o gerente de projetos do Dersa, Antonio Cavagliano, afirmou que a companhia está avaliando a inclusão de uma área para o Veículo Leve sobre trilhos (VLT) ao longo do túnel que ligará Santos ao Guarujá, no litoral paulista. A Dersa informou que o edital de licitação do projeto e o licenciamento ambiental serão publicados até o fim deste mês. Para mais informações, leia a matéria da Revista Infraestrutura Urbana.

 


Revista Infraestutura Ferroviária - 10/11/11

 


Dersa está verificando a viabilidade de inclusão da linha no projeto

 

Marina Pita, da Revista Infraestrutura Urbana

O Dersa (Desenvolvimento Rodoviário AS) está avaliando a inclusão de área para passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no projeto do túnel submerso que ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral paulista. De acordo com o gerente de projetos do Dersa, Antonio Cavagliano, a companhia tem conversado com os consórcios que trabalham no Projeto Executivo do VLT de Santos para verificar a viabilidade de construção da linha no túnel.


Cavagliano fez a declaração na última quarta-feira (9), em evento realizado no Instituto de Tecnologia Aplicada (IPT) para a apresentação da tecnologia a ser adotada no projeto denominado Ligação Seca Santos Guarujá Prestes Maia.


Durante a atividade, o presidente do Dersa Laurence Casagrande Lourenço informou que o edital de licitação para execução do projeto básico do túnel submerso e licenciamento ambiental deverá ser publicado até o fim de novembro.


A tecnologia de túneis imersos é uma novidade no Brasil, de acordo com Cavagliano, porém mais de 100 deles já foram construídos pelo mundo, especialmente na Europa. A construção de uma ponte no local foi descartada pela limitação de altura imposta pela proximidade de uma base aérea. Já a opção por túnel escavado foi descartada por conta da presença de argilas moles no local.


A construção do túnel imerso também foi pela menor extensão das rampas de acesso necessárias. A construção deve ficar a 21 m de profundidade, 34,92 m de largura e contará com uma galeria de 4 m para pedestres e ciclistas.

 
Comentários 
+1 José Olímpio Dias de Dom, 08-01-2012, 13:39
Qual será a extensão das obras , considerando as ramificações , de ambos os lados?
0 José Olímpio Dias de Dom, 08-01-2012, 13:34
Qual será a rampa(declivida de) da linha para o VLT, na travessia?
+1 José Olímpio Dias de Seg, 26-12-2011, 14:03
Senhores.
Saudações.
Qual seria a rampa(declivida de) adotada para este VLT¨, na Travessia Seca Santos Guarujá?
+1 Alexandre Santos da Ter, 13-12-2011, 03:40
A baixada santista como um todo mais do que nunca precisa dessa ligação.
Teremos não só uma forma mais rápida de acesso entre ambos os lados, bem como uma melhoria na qualidade de vida e serviços nessas duas cidades.
O acesso rápido a área continental e a Bertioga também serão prendados...e se vier o VLT teremos uma verdadeira revolução a tanto esperada.
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