CBT@News 219/2012

Durante o World Tunnel Congress 2012, realizado em Bangkok, na Tailândia, de 18 a 23 de maio, a delegação brasileira fez jornada dupla. Teve participação ativa no Congresso e deu início à divulgação e à promoção do WTC 2014, que acontecerá em Foz do Iguaçu, organizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis. “Foram seis dias bastante intensos”, lembra Hugo Cássio Rocha, presidente do CBT. “Mas altamente proveitosos, tanto para a troca de experiência com tuneleiros do mundo inteiro, quanto para a promoção do nosso congresso”. Leia mais.

CBT@News 217/2012

O World Tunnel Congress 2012 (WTC 2012), que está sendo realizado em Bangkok, na Tailândia, começou com o curso “Tunnelling in Urban Areas”, nos dias 18 e 19 de maio. O curso é realizado pela ITACET, fundação da ITA (International Tunnelling and Undergroud Space Association) para educação e treinamento em túneis. O Comitê Brasileiro de Túneis representa o Brasil no evento. A delegação brasileira participou do curso, que contou com dois palestrantes do CBT – André Assis, ex-presidente do CBT e da ITA e atual presidente da ITACET, e Tarcísio Barreto Celestino, ex-presidente do CBT e presidente da Comissão Organizadora do WTC 2014, que acontecerá no Brasil. Na foto à esquerda, Tarcísio Celestino, Akira Koshima, André Assis, Francisco Ribeiro, Jean Carlo Trevizolo e Eloi Palma Filho. Leia mais.

CBT@News 218/2012

O Comitê Brasileiro de Túneis oferece workshop técnico sobre Soluções Subterrâneas para Grandes Cidades durante a M&T Expo 2012. O workshop acontece no dia 30 de maio, das 9h às 18h, na sala 3 – Ingá, do Centro de Exposições Imigrantes. As vagas são limitadas. A M&T Expo, organizada pela Sobratema, é a maior feira de equipamentos para construção e mineração, que acontece, este ano, em São Paulo entre os dias 29 de maio e 2 de junho. Leia mais.

CBT@News 216/2012

A Diretoria do Comitê Brasileiro de Túneis informa, com pesar, o falecimento de Ivani Cunha Lobato, 68 anos, ocorrido nesta quarta-feira, 25 de abril, as 3h30, em Poços de Caldas (MG). Viúva, ela deixou três filhos e seis netos. Um dos filhos é o engenheiro Flavio Henrique Cunha Lobato, que integrou a Diretoria do CBT na gestão presidida por Tarcisio Barreto Celestino e está entre os associados mais ativos e entusiastas em tudo o que diz respeito a túneis e obras subterrâneas. Leia mais.

CBT@News 207/2012

O Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), junto ao Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS (CBMR), recebeu a Sociedade Norueguesa de Túneis, em fevereiro. Em contato com um dos países mais desenvolvidos do setor, o objetivo brasileiro era trocar conhecimentos, agregando novidades a um momento de crescimento nas obras subterrâneas no país. “Para nós, tuneleiros, é ótimo poder compartilhar experiências com especialistas renomados”, afirma Hugo Rocha, presidente do CBT. “Aprendemos muito com os noruegueses”.

No primeiro dia, o grupo visitou as obras da linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro. A visita percorreu as obras da expansão em Ipanema, frentes de escavação na Barra da Tijuca e em São Conrado. “O grupo de visitantes elogiou as obras pela alta qualidade dos trabalhos de engenharia em execução”, contou o presidente do CBT, Hugo Rocha. Leia mais.

CBT@News 211/2012

Responsável pelo Congresso Internacional de Túneis e Estruturas Subterrâneas de 2014, o World Tunnel Congress (WTC 2014), o Comitê Brasileiro de Túneis organizou, no dia 6 de março, o evento de lançamento do WTC 2014 em São Paulo. “O intuito do evento era promover a participação da comunidade tuneleira na organização deste grande encontro internacional, que acontecerá pela segunda vez no Brasil”, conta Tarcísio Barreto Celestino, presidente do Comitê Organizador do WTC 2014 e ex-presidente do CBT. Na foto, da esquerda para a direita: Akira Koshima, Thiago Ern, Tarcísio Celestino, Fernando Leyser, Francisco Ribeiro Neto, Hugo Rocha, Denis Vallejo e Marco Aurélio Peixoto. Leia mais.

CBT@News 213/2012

O 3º Congresso Brasileiro de Túneis e o South American Tunnelling 2012 superaram as expectativas. Os eventos receberam, entre 20 e 22 de março, mais de 730 pessoas, entre estudantes, profissionais, acadêmicos e expositores, de mais de 20 países. A qualidade técnica dos trabalhos e palestras apresentados e dos debates realizados fizeram com que o CBT (Comitê Brasileiro de Túneis), organizador do evento, atingisse seu objetivo de proporcionar aos presentes troca de experiências e de conhecimentos. Leia mais.

CBT@News 214/2012

Ao contrário de outras áreas, como a indústria e a área financeira, a preocupação com os riscos de uma obra de engenharia civil é algo recente no Brasil, data de cerca de 10 anos para cá. Com o aumento na velocidade das construções, os riscos ficam cada vez mais iminentes e precisam ser calculados. Este foi um dos temas abordados no 3º Congresso Brasileiro de Túneis, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de março de 2012, em São Paulo. Fernando Olavo Franciss, especialista em solos com mais de 50 anos de experiência, foi um dos responsáveis por tratar dos riscos, na mesa redonda coordenada pelo engenheiro Heraldo Pastore. Para Franciss, “basta viver para correr riscos, mas se o risco for analisado, é possível passar por ele sem problemas”. Leia mais.

CBT@News 215/2012

As inundações e deslizamentos têm inúmeros impactos negativos no ambiente urbano. Nos últimos cinco anos, 160 inundações de grande porte assolaram o mundo, deixando cerca de 120 mil vítimas e causando a destruição de 20 milhões de casas. Além de perturbar a vida da população, causam “perdas econômicas em função da interrupção das atividades da região afetada, engarrafamentos no trânsito e mortes por afogamentos, deslizamentos e contaminação por doenças de veiculação hídrica”, conta o engenheiro André Assis, professor da UnB (Universidade de Brasília). “Evitar estes desastres é tecnicamente possível e os custos são amplamente compensados pela redução de mortes e dos prejuízos causados à população”, afirmou o engenheiro, em palestra ministrada no 3° Congresso Brasileiro de Túneis e Seminário Internacional South American Tunnelling (3°CBT/SAT’2012), que aconteceu em São Paulo, em março deste ano. Leia mais.

CBT@News 210/2012

Hoje, 12 de março, é o último dia de inscrições no 3º Congresso Brasileiro de Túneis através do site. Os interessados devem acessar www.tuneis.com.br/3cbt. Não perca a oportunidade! Leia mais.