CBT@News 269/2013

Para o Comitê Brasileiro de Túneis, 2013 foi um ano de muito trabalho e de muitas conquistas. O principal objetivo do ano era preparar o Word Tunnel Congress 2014 (WTC2014). Foram diversas reuniões e negociações. Mas tudo valeu a pena. Todos os patrocínios já foram comercializados. Fechamos um terço em São Paulo. Em Bangkok, no WTC2012, conseguimos fechar mais um terço, e no WTC2013, em Genebra, finalizamos vendendo o que ainda estava disponível. O resultado positivo mostra o interesse da comunidade tuneleira internacional no evento do ano que vem. Estamos confiantes de que será um grande sucesso. Leia mais.

CBT@News 256/2013

O Comitê Brasileiro de Túneis traz a São Paulo dois grandes especialistas em Mecânica da Fratura e Mecânica das Rochas, renomados internacionalmente, para ministrar a palestra “Avanços em Modelagem Geomecânica de Obras Subterrâneas: Aplicações Civis e de Minerações”. O uso de modelagem com múltiplas escalas, a modelagem de meios descontínuos, a avaliação de danos ao maciço rochoso e de impactos à superfície e estruturas vizinhas são alguns dos tópicos que serão abordados por Stephan Arndt e David Oliveira. Leia mais.

CBT@News 257/2013

O Comitê Brasileiro de Túneis informa com pesar o falecimento do geólogo professor Fernando Flávio Marques de Almeida, aos 97 anos, ocorrido no dia 2 de agosto de 2013. "O professor Fernando de Almeida era  um ícone pela sua importância para o desenvolvimento da geologia no Brasil”, declara Hugo Rocha, presidente do CBT. “Infelizmente não tive a oportunidade de ser seu aluno”. Respeitado por seu vasto conhecimento, Fernando Almeida foi condecorado com várias distinções durante sua carreira profissional, dentre elas: a Medalha José Bonifácio, pela Sociedade Brasileira de Geologia (1964); a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Presidente da República do Brasil (1995), Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Campinas (1991); Medalha de Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (1995). Além disso, foi homenageado pelo engenheiro de minas Luiz Alberto Dias Menezes Filho, que batizou um mineral recém-descoberto de Almeidaíta, em 14 de junho de 2013. Leia mais.

CBT@News 267/2013

O Comitê Brasileiro de Túneis promove mais uma palestra com o objetivo de trocar experiências e disseminar o conhecimento na área de construções subterrâneas. O ano de 2013 foi marcado pelos encontros técnicos promovidos para a comunidade tuneleira que seguirão no ano de 2014. Desta vez, o tema abordado será "Concreto projetado para Túneis – Um processo para o século 21", ministrado pelo engenheiro Cássio Moura, membro ativo do CBT. Saiba mais.

CBT@News 266/2013

Tuneleiros, ambientalistas, urbanistas e planejadores vão se reunir no dia 13 de novembro de 2013, das 17h às 22h, para debater as obras de expansão do Metrô do Rio de Janeiro no Clube de Engenharia da cidade. Dentre os temas técnicos a serem abordados, estarão questões geológico-geotécnicas, urbanísticas, ambientais, além dos custos e prazos das obras. O evento será transmitido ao vivo pela Web TV do Clube de Engenharia. As inscrições para participar são gratuitas. O CBT apoia a iniciativa e estará presente no evento. Veja mais.

CBT@News 265/2013

A palestra "Melhoria, Pré-suporte e Reforço de Maciços Terrosos e Rochosos – Ênfase no Uso do Jet Grouting para Escavação de Túneis”, que será ministrada pelo gerente técnico da Novatecna e ex-presidente do CBT, Akira Koshima, teve suas inscrições encerradas devido à grande procura do público: 119 interessados se inscreveram para participar da palestra de Akira, reconhecido pelos seus mais de 20 anos de experiência na área. Com esse número de inscritos, a palestra promete lotar o auditório do Metrô de São Paulo, onde será realizada a partir das 16h do dia 31 de outubro. Leia mais.

CBT@News 264/2013

É com grande pesar que o Comitê Brasileiro de Túneis informa o falecimento do engenheiro civil Pedro Boscov, um dos grandes nomes da comunidade tuneleira do Brasil.  Boscov faleceu na madrugada de hoje, 22 de outubro de 2013, em São Paulo. Durante sua carreira, Boscov atuou em grandes projetos, como nas obras da Rodovia dos Imigrantes (SP), do Aeroporto do Galeão (RJ), do Metrô de São Paulo e também nas obras do Metrô de Lisboa, em Portugal. Em 2006, foi um dos profissionais homenageados pelo CBT no livro Túneis do Brasil, lançado no mesmo ano. Saiba mais.

CBT@News 263/2013

O túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel imerso do Brasil. Países da Europa e Ásia, no entanto, já utilizaram essa técnica em diversos projetos. Para discutir e compartilhar conhecimento técnico sobre o método, que pode beneficiar não só os municípios de Santos e Guarujá como outras cidades brasileiras, será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, na cidade de São Paulo, o Seminário sobre Túneis Imersos. O evento vai receber alguns dos mestres da técnica no mundo, dentre eles o engenheiro neozelandês Hans de Wit e o engenheiro Lars Christian F. Ingerslev, que têm grande experiência em obras com túneis imersos pelos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e Ásia. Leia mais.

CBT@News 262/2013

Alunos da Universidade de Aachen, na Alemanha, e os professores Martin Ziegler e Felix Jacobs participarão de palestras e integração com estudantes e profissionais brasileiros, no dia 27 de setembro de 2013, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. O encontro é organizado pela Escola Politécnica e a Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com o apoio do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), do Núcleo Regional de São Paulo (NRSP) da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN IMT). A Huesker Ltda é a patrocinadora do evento. Saiba mais.

CBT@News 261/2013

"A estabilidade de túneis rasos em solo usando métodos analíticos e numéricos" é o tema da palestra que será ministrada por Carlos Carranza-Torres, professor da Universidade de Minnesota. O encontro acontece no dia 26 de setembro de 2013, no auditório do Metrô de São Paulo, às 16h e é organizado pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP em conjunto com o CBT – Comitê Brasileiro de Túneis – e o CBMR – Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas, ambos da ABMS, e com apoio do Metrô de São Paulo, que cedeu o auditório. A palestra será ministrada em espanhol. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 25 de setembro. Leia mais.